segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Apropriação Cultural: É Amor e Reverência à Cultura do Outro

IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS

ESSAS SÃO APENAS SITUAÇÕES EM QUE MUITAS PESSOAS CONSIDERAM COMO APROPRIAÇÃO CULTURAL.
(1) Campanha com modelo Gabriela Pugliesi em homenagem ao dia do Índio.
(2) Homens de várias etnias vestindo saia escocesa.
(3) Mulher japonesa usando turbante.
(4) Mulher preta vestida de gueixa.
(5) Dominic Balli, homem branco canta reggae e usa dreads.

Apropriação cultural é quando um grupo étnico ou uma pessoa pertencente a esse grupo passar a adotar elementos específicos de uma cultura pertencente a outro grupo étnico diferente. Ela pode incluir a introdução de formas de vestir ou adorno pessoal, música, arte, religião, língua, ou comportamento social.

Essa apropriação cultural torna-se negativa quando ocorre aculturação por imposição, ou seja, quando ocorre uma sobreposição de uma cultura sobre a outra. Exemplo: Quando os africanos foram enviados para vários países da América e Europa para serem escravizados, foi-lhes imposto uma nova cultura, língua, religião, enfim, em sobreposição a sua própria cultura.

Porém quando falamos em apropriação cultural mais especificamente quando um grupo ou pessoa passa a adotar elementos de outros grupos étnicos espontaneamente eu não vejo nenhum ponto negativo. Uma vez que vivemos em um mundo globalizado, é impossível que não haja a fusão entre elementos de culturas distintas.

Por exemplo, eu sou preta, filha de pais pretos, porém como todos os brasileiros, tenho descendentes brancos, possivelmente posso ter também descendentes indígenas (eu desconheço).  Porém isso não significa que eu, por não possuir traços indígenas eu não possa usar um ornamento indígena, ou de qualquer outra cultura que eu me identifique e aprecie.

Se pensarmos por essa lógica as feirinhas de artesanatos locais, que existem em todas as cidades de qualquer lugar do planeta, que é a coisa mais legal de qualquer viagem não deveriam existir. Porque os turistas não poderiam comprar ou usar algo que não pertence a sua cultura de origem.

Apropriação Cultural quando ocorre com respeito é amor e reverência à cultura do outro.