domingo, 11 de janeiro de 2015

Hidratação Caseira com Tutano de Boi


Indicação:
Cabelos ressecados e danificados

Benefícios:
O tutano é uma substância retirada da medula dos ossos do boi, é um ativo bastante eficiente para tratar cabelos enfraquecidos e quebradiços. Rico em colágeno, o tutano fecha as escamas dos fios os deixando flexíveis, revitalizados e resistentes contra a quebra.
Além do colágeno o tutano possui sais minerais, proteínas e carboidratos, o que proporciona emoliência, brilho e maciez aos fios.

Você vai precisar de:
- Tutano de boi (você compra bem baratinho o osso de boi com tutano em açougues, o açougueiro me deu de graça, em alguns lugares eles jogam fora)
- Máscara de hidratação da sua preferência

Como Fazer:
Retire o tutano do osso e coloque em banho Maria no fogão até derreter ou 30 segundos no micro-ondas, vai ficar um óleo bem espesso. Não frite o tutano caso contrário irá perder suas propriedades. Passe o tutano em uma peneira para remover a gordura.
Em seguida misture 3 a 4 colheres de (sopa) de óleo de tutano na quantidade de máscara de hidratação suficiente para passar em seu cabelo.






Como Usar:
Após lavar o cabelo, divida o cabelo em várias partes e aplique a máscara de tutano mecha por mecha enluvando. Coloque uma touca plástica ou térmica e deixe agir por 30 minutos e enxágue.

Dica: Faça apenas a quantidade de hidratação que você vai usar. Caso tenha muito tutano guarde o óleo de tutano em um frasco com tampa na geladeira.
Além de fazer hidratação com tutano você pode usar o óleo de tutano para fazer umectação. Para fazer a umectação você pode misturar 50% de óleo de tutano + 50% de óleo vegetal de sua preferência.
Use a hidratação de tutano apenas 1 vez na semana ou a cada 15 dias.
Caso você tenha a raiz do cabelo oleoso aplique a máscara de tutano no cabelo apenas do meio para as pontas.

Obs.: De todas as hidratações caseiras que eu já fiz essa é que eu mais gosto, o cabelo fica muito macio, sedoso, com brilho e hidratado por muito tempo.