sexta-feira, 5 de junho de 2015

Shampoo com sulfato faz mal para o cabelo?

 (Composição de shampoo com sulfato sodium laureth sulfate)

O lauril sulfato de sódio (LSS), sodium laureth sulfate (SLES) ou sodium lauryl sulfate (SLS), é um produto químico utilizado em diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal como Shampoos, removedores de maquiagem, géis, sais de banho, banhos de espuma, pasta de dentes etc. Tem propriedade detergente, pois apresenta ação emulsificante e, por isso, remove a gordura e o óleo do chão, do cabelo, da pele etc.
Pode ser denominado como sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, ou sodium lauryl ether sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate e sodium polyoxyethylene klauryl sulfate.

Sulfatos são encontrados em ingredientes de shampoos, porque eles são ótimos para dissolver a sujeira ou o acúmulo de oleosidade do cabelo, eles são baratos, e fazem bastante espuma. No entanto, a grande questão é os shampoos com sulfatos são ruins para o cabelo? Bem, se utilizado com muita frequência o sulfato pode ser prejudicial, porque ele resseca o cabelo e o couro cabeludo. Como as mulheres com o cabelo crespo e cacheado já possuem o cabelo naturalmente mais ressecado o uso elevado de shampoos que contenham sulfato pode levar à secura, irritação, e em longo prazo a quebra dos fios.

Não há necessidade de eliminar completamente shampoos com sulfato de sua rotina de cuidados com o cabelo, se você não quiser, especialmente se o shampoo que você está usando atualmente contém sulfatos, e você está satisfeito com o seu desempenho. Apenas certifique-se de limitar o seu uso.  Em vez de eliminar o uso total de shampoos com sulfato você pode reduzir o uso para 1 ou 2 vezes por semana. Caso sinta necessidade de lavar o cabelo mais vezes durante a semana experimente fazer o Método Co-Wash. Sempre que usar o shampoo com sulfato fazer antes o Método Pré-Poo.

A finalidade dos sulfatos é remover qualquer acúmulo de sujeira, de modo que usado com moderação pode ser muito útil para a saúde do cabelo.
No entanto, se você não está satisfeito com o seu shampoo atual, você sempre tem a opção de mudar para um shampoo que não contém sulfatos. Shampoos que não contêm sulfato são mais leves, podendo causar menos secura, e ainda são tão capazes de remover o acúmulo de sujeira quando qualquer outro shampoo com sulfato.

O grande problema dos shampoos livres de sulfatos são que os mesmos são mais caros, além de serem mais difíceis de encontrar muitas opções, dependendo da região onde você mora.

Considerações Finais:
A utilização excessiva de shampoos que contenham sulfato tende a ressecar o cabelo. Shampoos com sulfato não precisam ser eliminados de sua rotina, mas o uso deve ser moderado para evitar o ressecamento dos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário