quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Silicones em Produtos para o Cabelo: Vilão ou Mocinho

Silicones são um dos principais ingredientes encontrados na maioria dos cosméticos para o cabelo como shampoos, condicionadores, máscaras capilar, cremes de pentear e finalizadores.

Embora muito criticado silicones são um dos ingredientes mais eficazes em produtos de cuidados para cabelo. Silicones cria uma fina camada ao redor da fibra capilar que protege o cabelo contra danos externos, além de reduzir a perda de umidade do interior do cabelo. Lubrifica a superfície do cabelo para que ele pareça mais suave, o que facilita o penteado.

Ultimamente tem circulado na internet um grande numero de propagandas negativas em relação ao uso de silicones no cabelo. A principal justificativa para isso seria que o silicone seja um produto insolúvel em água, e pode gerar acumulo no couro cabeludo e nos fios. O fato da questão é que nem todos os silicones são insolúveis em água e mesmo os silicones que não são solúveis em água, eles podem ser facilmente removidos com o uso de shampoo, ou qualquer outro agente de limpeza.

Os silicones insolúveis em água devem ser evitados apenas pelas adeptas dos métodos No-Poo e Low-Poo, já que no primeiro método não se usa shampoo, e no segundo método o uso do shampoo sem sulfato não é frequente.
Existem uma variedade de tipos de silicones usados ​​nos produtos para o cabelo que apresentam propriedades diferentes.

CYCLOMETHICONE: É um dos silicones mais comumente usados ​​em cuidados com os cabelos. É um silicone volátil, o que significa que se evapora e não vai acumular em seu cabelo. Dá uma sensação suave e sedosa e deixa o cabelo com um incrível deslizamento quando molhado e é encontrado em produtos como condicionadores e cremes sem enxágue.

DIMETICONE COPOLIOL: É um silicone leve solúvel em água que fornece muito pouca acumulação. Ele é frequentemente usado em shampoos e condicionadores.

AMODIMETICONA: Ou silicones que têm "amo", "amina" ou "amino" em seu nome é um tipo diferente de silicone que é quimicamente modificados para manter o seu cabelo melhor. É um silicone insolúvel em água, muito usado em condicionadores e leave-in.

ADIMETICONA: É muitas vezes referido como um óleo de silicone. Proporcionando grande brilho e condicionamento para o cabelo. No entanto, é insolúvel em água, é muito encontrado em reparadores de pontas e leave-in.

Minha opinião sobre o assunto
O uso de silicones pode trazer excelentes benefícios para o cabelo se usados com moderação e corretamente. Uma vez que silicones cria uma película protetora ao redor do fio proporcionando uma textura mais suave, facilitando o pentear e desembaraçar do cabelo. Deixa o cabelo com brilho, macio e com frizz reduzido. Silicones auxiliar na passagem de nutrientes para o eixo dos folículos pilosos. Além disso, a umidade é selada com o uso do silicone e o cabelo fica adequadamente hidratado.

Para resolver o possível problema de acumulo que os silicones insolúveis em água possam trazer para seu cabelo, basta apenas lava o cabelo com shampoo, uma ou duas vezes na semana já será o suficiente.  Além disso, existem os silicones solúveis que são facilmente removidos apenas com água. Com exceção das adeptas dos métodos No-Poo e Low-Poo o uso de silicones não precisa ser evitados, pois os silicones podem trazer ótimos benefícios para o cabelo, caso seja usado corretamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário