terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Método No Poo e Low Poo


NO POO E LOW POO: TÉCNICAS INDICADAS PARA LAVAR OS CABELOS CRESPOS (CACHEADOS E AFROS)

O Método No Poo trata-se de uma técnica de lavagem dos cabelos que não utiliza shampoo; já o Low Poo, utiliza o shampoo moderadamente e com formulações suaves e mantém a hidratação dos fios com o condicionador e finalizador.

Isso porque, as adeptas do movimento acreditam que, dessa forma, durante a lavagem dos cabelos, não será removida a proteção natural do couro cabeludo e dos fios juntamente com as sujeiras acumuladas no dia a dia.

A indicação da técnica especialmente para os cabelos crespos se deve ao fato de eles já serem, de forma geral, mais ressecados e frágeis. Assim, a remoção da barreira natural causaria mais danos do que tratamento, já que os outros produtos tais como condicionador, máscaras, entre outros também não conseguiriam repor com eficácia esse conteúdo lipídico natural perdido durante a lavagem com o shampoo.
O principal culpado pela condenação dos shampoo é o lauril éter sulfato de sódio, presente em praticamente quase todos os produtos, e que limpa os fios removendo a sujeira e a oleosidade. Para os adeptos das técnicas No Poo e Low Poo, a substância ressaca demais os cabelos.

DIFERENÇA DO MÉTODO NO POO E LOW POO

No Método No Poo, corta-se totalmente o uso do sulfato. Para isso, é necessário que se elimine também o uso de todos os produtos insolúveis em água que grudam nos fios de cabelo e precisam do sulfato para sua retirada, como silicones insolúveis, óleo mineral, parafina.

Para seguir o Método No Poo, você deve eliminar totalmente o uso do shampoo e, no seu lugar, utilizar receitas caseiras para limpeza dos cabelos; ou comprar produtos higienizadores que não contém o sulfato como surfactante e outros ingredientes proibidos.
O Método No Poo você pode fazer de duas formas, a primeira opção é lavar o cabelo apenas com água. Já a segunda opção é lavar o cabelo usando uma mistura de água e uma colher de bicarbonato de sódio e em seguida condicionar o cabelo com uma mistura de água e vinagre de maçã.

Já no Método Low Poo, admite o uso não frequente do shampoo sem sulfato de preferencia produtos orgânicos e/ou natural. A recomendação é usar o shampoo somente 1 ou 2 vezes na semana.  Porém os produtos não devem possuir os ingredientes que incluem: sulfatos, silicones, parabenos, etc.!
Além disso, como é um método menos radical, o Low Poo é indicado para quem não consegue eliminar totalmente o shampoo da sua rotina.

PRODUTOS LIBERADOS E PRODUTOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR
Se você está pensando em aderir à técnica No Poo/Low Poo, saiba quais produtos deve evitar no caso dos shampoo, é indicado fugir dos que contenham Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio), Ammonium Laureth Sulfate (Lauil éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate (Lauril éter sulfato de sódio).

A técnica sugere o uso de produtos que contenham Disodium EDTA (EDTA dissódico), Citric Acid (ácido cítrico) ou extratos de plantas, além de opções que contenham Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo).

No caso dos condicionadores, é aconselhado evitar o uso daqueles que contenham silicones insolúveis.

Os cabelos necessitam de emolientes, umectantes, proteínas e hidratantes, por isso, é recomendado procurar pelas seguintes substâncias nos rótulos dos produtos:

Emolientes: Shea Butter (manteiga de karité), óleos vegetais, olive oil (óleo de oliva) e óleos de castanhas.
Umectantes: Panthenol (D-Pantenol ou Pró-vitamina B5), Glycerin (Glicerina) e Sorbitol (Sorbitol).
Hidratantes: Aloe vera (Aloe vera ou Babosa), Aminoacids.
Proteínas: Wheat (Trigo) e Soy (Soja), Protein.

MINHA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO
Tentei seguir o Método No Poo abolindo totalmente o uso do shampoo durante duas semanas lavando o cabelo com uma mistura de bicarbonato de sódio e água, e condicionando com vinagre de maçã, e realmente o cabelo fica limpo e hidratado. Porém a minha maior dificuldade foi encontrar produtos acessíveis como finalizados totalmente livres dos ingredientes proibidos como sulfatos, silicones, óleo mineral, parabenos, etc.!

Já no Método Low Poo me deparei com a mesma dificuldade de encontrar produtos. O único Shampoo com um preço mais acessível livre de sulfato e outros produtos proibidos que encontrei nas lojas aqui da minha cidade foi o Shampoo BioExtratus Pós Progressiva R$19.90 (que é mais indicado para cabelos quimicamente tratados).
Encontrei também algumas linhas de produtos importados para adeptas do Método No Poo e Low Poo, porém por ser importado o preço é muito alto.

Em virtude disso, preferir diminuir o uso do shampoo uso no máximo 2 vezes na semana. Faço também o Método Pré-Poo e Co-wash que evitam o ressecamento do cabelo.

E vocês meninas já tiveram alguma experiência ou é adepta dos Método No Poo ou Low Poo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário