domingo, 25 de janeiro de 2015

Rotina de Cuidados do Cabelo Afro Natural: Crespo/Cacheado

Se você parou de usar química de alisamento/relaxamento e tem o objetivo de usar o seu cabelo natural, ou você que já está natural há algum tempo e o seu cabelo apresenta ressecamento, quebra e porosidade nesse manual básico de cuidado do cabelo crespo você vai encontrar tudo que você precisa saber para ter um cabelo natural saudável, forte, bonito e com um crescimento normal.
Seja qual for o seu caso tudo o que precisa saber são os princípios básicos: limpeza, condicionamento, hidratação, desembaraçar e estilos de proteção.

Limpeza e Condicionamento
Esta é uma área que definitivamente, varia para cada pessoa. A maioria das pessoas optam por lavar o cabelo duas ou uma vez por semana. Realmente não há uma resposta certa ou errada nessa área.
Fatores a considerar seria o comprimento de seu cabelo, seu estilo de vida, se você faz atividade física diariamente, se você tem o couro cabeludo muito oleoso, a fragilidade do seu cabelo, enfim...
Uma boa regra seria lavar o cabelo com shampoo e condicionador apenas uma vez por semana, caso sinta a necessidade de lavar o cabelo mais vezes na semana use um shampoo livre de sulfato, ou faça o Método Co-wash (lavar apenas com o condicionador) para evitar o ressecamento dos fios.

Hidratação Semanal
A hidratação é um dos aspectos mais importantes de uma rotina de cuidados com o cabelo natural. Ela ajuda a restaurar a força do cabelo e também contribui para a retenção de umidade. Todos os dias o cabelo perde proteína, e outros nutrientes que são vitais para manter o cabelo saudável. A hidratação ajuda a preencher essas lacunas que faltam e ajudam a diminuir a quebra e o ressecamento. Crie o hábito de fazer uma hidratação no seu cabelo, pelo menos uma vez por semana e uma vez no mês fazer uma hidratação profunda.

Hidratante Diário
Comece a hidratar com creme de pentear o seu cabelo uma vez por dia, e se você achar que isso é muito você sempre pode ajustar a frequência para atender às suas necessidades. A quantidade de creme usado é muito pequena em cada mecha, não é necessário encharcar o cabelo de creme.
Quando você usar o creme de pentear você deve ter certeza de que você passou o creme em todas as áreas de seu cabelo, exceto na raiz, você deve dar uma atenção especial para as extremidades do seu cabelo, pois, as pontas são as partes mais antigos e fragilizadas do seu cabelo, por isso precisa de mais cuidado.
Uma boa maneira de hidratar o cabelo diariamente é passar o creme de pentear à noite, fazer texturizações (twist, coquinhos ou tranças) desta forma, quando você acordar pela manhã é só desfazer as texturizações e o cabelo ficará bem hidratado durante todo o dia.
No cabelo recém lavado experimentar o Método LOC para manter a umidade dos fios, com o cabelo ainda úmido, use um óleo e em seguida, um creme de pentear.

Desembaraçar
Esta é uma área onde você realmente precisa ter cuidado, caso contrário você pode acabar perdendo um monte de cabelo. Quando você desembaraçar o seu cabelo ele deve está úmido, desembaraçar o cabelo completamente seco pode ser muito desastroso, por conta do atrito. Alguns naturais gostam de desembaraçar o cabelo apenas molhado na hora do condicionamento.
Eu costumo desembaraçar meu cabelo com pente de dentes largos mecha por mecha, primeiro depois que aplico o condicionador, em seguida desembaraço antes de aplicar a máscara de hidratação e por fim desembaraço antes de aplicar o creme de pentear.

Você não precisa seguir essa etapa para desembaraçar o seu cabelo, porém lembre sempre de deixar o cabelo levemente úmido na hora do desembaraço, use um pouco de água, umidificador ou leave-in a base de água para evitar a quebra dos fios.
Começar a desembaraçar o cabelo a partir das pontas e vá subindo até raiz. Você deve desembaraçar o cabelo uma ou duas vezes na semana, sempre após a lavagem isso evita que o cabelo fique embaraçado e cheio de nós.

Estilos de proteção/Texturizações
Se você está tentando manter a hidratação e o comprimento do seu cabelo, estilos de proteção/texturizações são sem dúvidas os melhores métodos para deixar o seu cabelo saudável.
Os estilos de proteção/texturizações, como twist, coquinhos ou tranças ajudam a evitar a ruptura do cabelo, além de manter o cabelo hidratado e arrumado por mais tempo. Você pode fazer os estilos de proteção/ texturizações todas as noites antes de dormir e desfazer ao acordar. No entanto, a frequência que deve ser feito não é uma regra fica sempre a seu critério.

Tudo isso se resume em
Todas as naturais precisam de limpeza, condicionamento, hidratação, desembaraçar, e estilos de proteção/texturizações incluídos em sua rotina. O que varia é a frequência de cada etapa da rotina. O que é exclusivo para cada pessoa. Só você pode determinar quantas vezes você deve fazer cada etapa. Por exemplo, existem muitos naturais que lavam o cabelo com menos frequência e tem o cabelo longo e saudável, e há algumas que lavam o cabelo com mais frequência e têm o cabelo longo e saudável também. Com o tempo e algumas experiências você vai encontrar o que funciona melhor para seu cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário