quinta-feira, 18 de junho de 2015

Transição Capilar e Big Chop: O que é? E como Fazer?

(Solange Knowles exemplo de cabelo crespo natural)

Passar pela transição do cabelo com química para o cabelo natural não é tão difícil como alguns pessoas pensam. A maioria das pessoas que pensam dessa maneira normalmente nunca tentou ou tentou e fracassou porque não teve os recursos e informações corretas para ter uma transição capilar com sucesso.
No entanto, se você já tomou a decisão de entrar em transição capilar, Parabéns! Esse é um grande passo para conquistar um cabelo forte e saudável.

ALGUMAS DICAS PARA MENINAS QUE ESTÃO ENTRANDO EM TRANSIÇÃO
O primeiro passo é parar de usar química no cabelo, seja alisamento, relaxamento, permanentes e tinturas. Durante a transição também não se deve usar chapinhas nem fazer escovas. Pois o uso constante de calor pode alterar a textura do fio de forma permanente.

O segundo passo você deve escolher qual caminho seguir em sua transição do cabelo relaxado para o natural. Há duas maneiras de alcançar o cabelo natural e elas são bem diferentes.

Você pode optar pelo Big Chop (BC) – Que significa Grande Corte - Cortar todo o cabelo relaxado de uma só vez e começar a cuidar apenas do cabelo natural. Este método permite que você use produtos para um só tipo de cabelo (natural).
No entanto, isso pode ser um grande desafio se você nunca teve seu cabelo cortado tão curto em algum período da sua vida. Em contrapartida muitas mulheres descreveram a experiência como libertadora, por isso, se você for corajoso e de personalidade forte, este é um bom caminho para você seguir.

Caso não tenha a vontade de cortar o seu cabelo tão curto, você pode seguir a Transição a Longo Prazo - Permitir que o cabelo natural crescer por um tempo antes de cortar a parte relaxado do cabelo. Nesse caso você vai ficar com duas texturas de cabelo para cuidar (relaxado e natural) durante a transição. Essa etapa pode durar de 6 meses a 1 ano. Isso depende de cada pessoa. Só você pode decidir quando será o seu Big Chop (BC).
Você pode ainda ir cortando as pontas do cabelo com química enquanto ele crescer, assim não precisará fazer o BC. “Foi o que eu fiz”.

Durante a transição ou após o BC, enquanto o seu cabelo cresce você terá várias opções para usar o seu cabelo.
Pode usar lace front (peruca), mega hair, tranças ou ainda usar o seu cabelo livremente. Para disfarçar a textura relaxada da parte natural do seu cabelo, você pode fazer texturizações.
A texturização é uma técnica de modelar cachos naturalmente em cabelos que não possuem um padrão de onda definida. Pode ser feito com tranças, twist ou coquinhos.

E o terceiro passo é ter uma rotina de cuidado do cabelo, seja do cabelo em transição ou do cabelo natural. Você precisa ter em mente que o cabelo crespo/cacheado precisa de alguns princípios básicos que são: limpeza, condicionamento, hidratação, desembaraçar e estilos de proteção.

Para finalizar, é preciso que você tenha a total convicção que ter o cabelo natural não é uma questão de moda, mas sim uma questão de escolha e aceitação. Só você pode decidir a forma como você deve conduzir o percurso para alcançar o seu cabelo natural. O que eu posso deixar aqui no Blog são apenas incentivos e dicas do que ajudou na minha jornada ao cabelo natural. Para que você possa adaptar para a sua rotina.
Bom, espero que com esse texto eu tenha esclarecido as principais dúvidas com relação à Transição Capilar e o Big Chop. No entanto, caso ainda tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

Por fim, te desejo muita sorte e paciência para passar pela fase da transição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário