quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Como Cachear ou Definir o Cabelo Crespo?

 Instagram: Curlsistas
Fonte: @curlsistas


Sem dúvida “Como Cachear o Cabelo Crespo?” é a pergunta que eu mais recebo. Primeiro é preciso entender o que é um cabelo cacheado, crespo e definido.

O cabelo cacheado basicamente é o tipo 3 que forma molas, caracóis, cachos definidos em relação ao padrão de ondulação. Nessa categoria o cabelo pode variar entre cachos mais aberto ou mais fechado, mais definido ou menos definido.

O cabelo crespo basicamente é o tipo 4, alguns formam pequenos cachos mais ou menos definidos, outros são em forma de zig zag sem definição.

Acredito que essa pergunta está relacionada principalmente ao cabelo tipo 4C, que é o cabelo conhecido como afro, que não possui naturalmente cachos, nem definição, e é o cabelo que mais sofre com o fator encolhimento.

Existem inúmeras maneiras de cachear o cabelo crespo, com a utilização de produtos químicos, como permanente afro (tioglicolato de amônia), ou relaxamento (Hidróxido de cálcio, guanidina), enfim.
Eu particularmente por experiência própria não aconselho ninguém a utilização de produtos químicos para mudar a textura do cabelo. Porém essa é uma decisão que só você pode tomar.

 Instagram: Solange

Para cachear naturalmente o cabelo crespo tipo 4C eu não vou dizer que é impossível, porém eu posso afirmar que você pode conseguir definir o seu cabelo sem produtos químicos, porém definição é bem diferente de cachos.

Bom o primeiro passo para conseguir alcançar a definição do cabelo crespo tipo 4C, está relacionado ao nível de umidade nos fios. Esse é um cabelo que tende a ficar mais facilmente seco. Por isso é bom caprichar nas hidratações semanais, além de criar uma rotina de cuidados com o cabelo durante a semana.

Outro fator importante que faz com que a maioria dos cabelos crespo tipo 4C fiquem ressecados e sem definição mesmo tendo feito uma hidratação poderosa no dia anterior, é deixar o cabelo secar por completo livremente; isso aumenta o fator encolhimento. Por isso texturizações são essenciais para manter o cabelo protegido, hidratado e definido, após lavagem.

E o mais importante! Eu demorei em compreender que o que fazia com que o meu cabelo ficasse seco e indefinido era a lavagem do cabelo com frequência com shampoos mais agressivos.

Por isso, minha principal recomendação para quem tem o cabelo crespo e busca definição é lavar o cabelo 1 ou 2 vezes na semana. Usando sempre um shampoo mais suave, que pode ser com ou sem sulfato. E durante a semana molhar o cabelo com bastante água para remover o creme de pentear, secar com a toalha e reaplicar o creme de pentear. Fazer isso sempre que achar necessário.

Enfim, no meu ponto de vista, para cachear o cabelo crespo tipo 4C, é necessário à utilização de algum produto químico. Porém o cabelo 4C pode ser definido naturalmente com as dicas mencionadas anteriormente. Se você tiver outra técnica natural deixe nos comentários que será muito relevante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário