quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cronograma Capilar: O que é? E como Fazer?

O cronograma capilar é um programa de quatro semanas que reveza máscaras capilares com três finalidades: hidratar, nutrir e reconstruir os fios. É indicado para cabelos danificados e enfraquecido por processos químicos.

As máscaras hidratantes geralmente são usadas no início do tratamento. Essa etapa é o primeiro passo de toda reparação capilar, pois prepara o cabelo para absorver e fixar os outros nutrientes, além de deixá-lo mais resistente.
Os componentes mais encontrados nas máscaras de hidratação são ingredientes como: extratos vegetais de plantas ou frutas, pantenol,  glicerina, aloe vera (babosa),  silicones, vitaminas, mel e açúcares.

Em seguida o cronograma capilar sugere que sejam usadas máscaras de nutrição. As máscaras nutritivas repõem os lipídios nos fios ressecados e costumam ser carregadas de óleos essenciais e vitaminas.
Os componentes mais encontrados nas máscaras de nutrição são: óleos vegetais (óleo de argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva); manteigas vegetais (karité, cupuaçu, cacau, abacate); ceramidas, tutano vegetal ou animal.

Já as máscaras reconstrutoras são específicas para quem realmente tem cabelos danificados, pois visa à reposição da queratina perdida e são identificadas por conter proteínas, como colágeno.
Os componentes mais encontrados nas máscaras de reconstrução são queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteína hidrolisada do trigo, milho, etc, e aminoácidos.

ESSE É O CRONOGRAMA CAPILAR QUE EU SIGO, VOCÊ PODE ADAPTÁ-LO PARA AS SUAS NECESSIDADES:
CRONOGRAMA CAPILAR

QUARTA                       
SÁBADO                       
1ª SEMANA
Lavar o cabelo
Hidratação
Lavar o cabelo
Nutrição
2ª SEMANA
Lavar o cabelo
Hidratação
Lavar o cabelo
Nutrição
3ª SEMANA
Lavar o cabelo
Hidratação
Lavar o cabelo
Reconstrução
4ª SEMANA
Lavar o cabelo
Hidratação
Lavar o cabelo
Reconstrução

DICA: A maioria dos cronogramas capilares consistem em 3 etapas. Porém como eu lavo o meu cabelo no máximo 2 vezes durante a semana, eu reduzir o cronograma para 2 etapas. Eu seguia a risca esse cronograma capilar na época em que o cabelo estava em transição (mais enfraquecido). Atualmente só faço o cronograma mensal nos meses em que sinto que meu cabelo está precisando de uma “ajudinha extra”.


CRONOGRAMA CAPILAR: SUGESTÕES DE PRODUTOS E INGREDIENTES CASEIROS

SUGESTÕES DE PRODUTOS 
 SUGESTÕES DE INGREDIENTES CASEIROS

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Há algum tempo postei no no Blog sobre os métodos No Poo e Low Poo: Passei um tempo também evitando esses produtinhos tidos como vilão para o cabelo, porém por não encontrar produtos totalmente liberados. E ter que abandonar muitos produtos que meu cabelo se da super bem, acabei desistindo de seguir métodos no pow e low po. Na realidade o único componente que eu realmente senti que fez diferença (resseca demais o meu cabelo) foi o uso de shampoos com sulfato. Porém mesmo assim continuo usando, sempre antes de usar shampoos com sulfato faço pré-poo que resolve o problema.

      Para vê o post basta pesquisar no Blog por: No Poo e Low Poo.

      Excluir